segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010


Bom dia irmãos e irmãs em Cristo Jesus!

Peço desculpas pela demora, mas aqui estamos novamente.

Venho ,neste post, fazer a divulgação de uma obra que considero leitura obrigatória para todos os estudantes e profissionais das ciências humanas Católicos. O que não faz com que a leitura não seja recomendável para estudantes de outras áreas, pelo contrário. A obra é a seguinte : " A Dialética da Secularização" de Jürgen Habermas e Joseph Ratzinger.

É isso mesmo, o nosso amado Papa Bento XVI é um dos autores, tendo escrito a sua parte quando ainda era Cardeal, mas o mais impressionante : o outro autor , "Habermas", é simplesmente maior filósofo vivo (na opinião de muitos), cabendo ainda ressaltar que ele é ateu.
Muito embora tenha dado esta dica sei que nem todos se intessam por filosofia, mas minha real intenção não era a de que todos que vissem esta divulgação efetivamente lessem a obra. Postei esta foto e estas breves informações por um motivo simples: precisamos saber que ser Católico não é sinônimo de alienação, burrice ou qualquer um dos adjetivos parecidos que são dados a nós por professores, jornalistas, cientistas e até mesmo por membros de outras crenças. Precisamos perceber que o nosso pensamento é,sim, pertinente e que grande parte dos "críticos" da Santa Igreja na verdade desconhecem a nossa fé, a nossa doutrina, a nossa teologia , a nossa filosofia, o trabalho de nossos cientistas e por ai vai...Fica aqui comprovado(com a foto e as informações) que os grandes do pensamento, como Habermas, se interessam por nossa fé, por nosso pensamento e nos respeitam muito.
Faço deste post também uma pequena homenagem ao nosso Papa Bento XVI, com certeza motivo de orgulho (orgulho santo!) para todos nós Católicos, por sua dedicação e amor ao Evangelho de Cristo no seu trabalho como pastor e mestre do pensamento cristão.
Por Fim deixo o texto original de divulgação do livro para os que se interessarem:
"Dois dos pensadores da atualidade que representam mundos intelectuais opostos procuram responder à pergunta pelos fundamentos de uma ordem social baseada na liberdade e na paz. O livro é fruto do histórico encontro promovido pela Academia Católica da Baviera em 2004 entre um dos filósofos mais importantes da atualidade e o então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, do Vaticano, o atual Papa Bento XVI.
Trata-se de um importante documento que debate a situação espiritual do nosso tempo e abre perspectivas para o futuro. O tema do diálogo gira em torno das ?bases morais pré-políticas de um Estado liberal?. Para Jürgen Habermas, esse último fundamento só pode ser a razão prática de um pensamento secular pós-metafísico; para Ratzinger trata-se da realidade do ser humano como criatura sob a perspectiva de seu criador, uma realidade anterior a qualquer determinação racional por parte da comunidade.
A grande vantagem do presente livro, frente a tratados mais detalhados e volumosos, é aquela de reunir textos densos e pouco extensos. Aqui, o leitor pode confrontar duas formas de argumentação sólidas que se concentram no essencial. Ambos os debatedores chegam a conseqüências semelhantes, mas na fundamentação do comportamento ético e na questão da aceitação do direito explícito, ou no ?húmus das motivações? (Ratzinger), apontam para alternativas divergentes.
É precisamente essa distância que se abre entre as duas teses nitidamente diferenciadas que desafia o leitor a formular e concretizar suas próprias reflexões."


O livro é pequeno, não custa mais do que 15 reais e pode ser encontrado nas livrarias "Paulus".

Paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário