quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ecumenismo ? Ame como Cristo, como um Católico.


Boa noite irmãos e irmãs e Cristo Jesus!


Ao ler o título que escolhi para esta postagem pode parecer que tenho repúdio por práticas ecumênicas, eu sei, mas não é o caso, o que não me impedirá de polemizar um pouco.

Não sei se isso acontece com vocês, mas tenho uma grande dificuldade de "ser ecumênico", explico: nunca sei se estou relativizando a fé católica para me aproximar do irmão que não compartilha da mesma religião ou se estou sendo ortodoxo demais, impiedoso talvez. Na verdade sempre que sinto no coração um desejo de buscar uma solução ecumênica para uma determinada situação fico num pólo ou no outro, ou seja, ou me sinto negligente com as verdades da fé católica ou me sinto ortodoxo em demasia.

Recentemente, num dos encontros preparatórios para a crisma, houve um debate sobre a questão do ecumenismo. Uma irmã disse que para ela "o importante era ter uma religião e crer em Jesus, se você escolheu a Batista, a Assembléia de Deus ou a Católica tanto faz, o Deus é um só, não podemos bater boca com os evangélicos porque eles são cabeça dura e não nos aceitam". Não pude ficar calado e dei início a um longo debate, já que discordo categoricamente desse "jeitinho brasileiro" de sair sempre pela tangente e descambar para o sincretismo religioso. Não somos como os outros "cristãos", somos infinitamente diferentes, nem precisamos de muito esforço para fazer esta constatação. Observe: tire da sua vida a Eucaristia; depois tire Maria, afinal poderia ser outra né? Tire os Santos, inclusive aqueles que são grande fonte de inspiração para você na sua luta constante por santidade, os estigmas de Padre Pio? São mentira seu idólatra! A inquisição foi um genocídio cometido de padres perversos e não ouse discordar disso; celibato? O certo é que todos se casem, igore a passagem do Evangelho que diz que alguns se fariam eunucos pelo Reino, afinal são só alguns versículos né? não seja tão rigoroso, além do mais pode ser causa de pedofilia; as imagens que são como fotos de nosso avôs/avós na fé, são cera, experimente chutar, nada lhe acontecerá mesmo.... e por ai vai. Peço desculpas pelo meu sarcasmo exagerado, é quase impossível controlar, mas quis apenas mostrar que a diferança não é pequena, quando nos colocamos no mesmo plano que nossos irmãos protestantes de maneira tão leviana assassinamos aspectos essenciais da nossa fé o que não pode acontecer.

Mas agora o clímax dessa conversa toda: e vale a pena ser tão "diferente" assim?

R: Vale!

Por que vale?

Porque quando somos Católicos de verdade, amamos como Cristo e rompemos com a tensão que citei no começo deste texto, não precisamos ter medo de sermos negligentes ou ortodoxos, somos Cristo na vida do outro, não por nosso mérito, é claro, mas porque fazemos parte da Igreja com "I" maiúsculo, corpo místico de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando a dificuldade de lidar com a diferença surgir e estivermos nesta comunhão não precisaremos da espada ou do saber descomunal, mas do amor que Jesus nos trasmite pela Santa Igreja. Aí você me pergunta agora: Ta bom Diego, não entendi nada, me dê um exemplo? Por Favor!

E eu te digo: Claro meu irmão, veja como este Santo da Igreja logo abaixo nos ensina, este vídeo resume tudo o que escrevi e observe, é Católico e aprendeu a amar na Santa Igreja de Cristo, sendo fiél à mesma até o fim.

A paz de Jesus!

http://www.youtube.com/watch?v=6dto-dePqN4 (o vídeo tem 53 segundos, vale muito mais do que toda a postagem, não deixe de assistir)

3 comentários:

  1. Ei Diego,
    Também concordo com vc q é insurpotável ouvir essas desculpas que o "jeitinho brasileiro" arruma..rs. Para amar a Deus realmente não precisa de religião, mas se Jesus a criou Una e santa, foi para que possamos seguir no caminho d'Ele, que muitas vezes é difícil e nos dá vontade de desistir. Eu penso assim, que a Igreja é isso... a força que nos leva a continuar na caminhada. Pq como Ele mesmo disse "Eis que renovo todas as coisas" e participar e crer, de fato, na doutrina da Igreja Católia, renova as nossas forças. Bom, mnha opinião. Fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Diego! Muito bom seu texto. Concordo plenamente e com o exemplo que você deu em situações e atitudes ligadas ao nosso cotidiano fica bem mais fácil de perceber que não somos "iguais" no que diz respeito em nós, Católicos, nos colocarmos em um mesmo plano dos protestantes. Show de bola suas postagens!

    ResponderExcluir
  3. Ei Di! Realmente o vídeo fala perfeitamente sobre o tema debatido nesse post. São nessas horas que percebemos a diferença em sermos Católicos Apostólicos Romanos! Ao invés de provocarmos íra frente aos irmãos que são diferentes de nós, devemos procurar evocar o amor! Amor ensinado por Nosso Senhors Jesus Cristo em tdos os momentos de sua vída, vivído por Nossa amada mãe Maria e todos os Santos que nos servem de exemplo na caminhada. Sempre expondo nossa crença e nossos princípios, no entanto, sem ofender, sem brigar... Mas amando... Que Jesus possa Nos ensinar cada dia mais a amar como Ele amou =) para que aprendamos a nos portar frente a diferença, e para que seguros de nosso amor percamos o medo de nos colocar!

    ResponderExcluir